segunda-feira, 27 de abril de 2015

Terremoto no Nepal – Radioamadores em atividades nas sequências de terremotos no Nepal
26/04/2015
Traduzido por PY1WX
Publicação original do site ARRL.COM


Foto de V Henrique S. Junior.

Foi ativado em HF a rede de emergência que repassa informações de urgências e auxilia o tráfego de comunicações local e nacional nas sequências de vários terremotos mortal e devastadores no Nepal. O terremoto de magnitude 7,9 em 25 de abril, causou deslizamentos de terra no Monte Everest durante a temporada de escalada, matando um número desconhecido de alpinistas.
Outro forte tremor atingiu no dia seguinte dia 26 de abril, até agora está declaradas mortas mais de 3000 pessoas. O terremoto atingiu uma área entre a cidade capital de Kathmandu e a cidade de Pokhara.
Uma rede de emergência tem funcionado 24 horas por dia na banda de 20 metros 14.205 ou 14.215 MHz), com o radioamador Jayu Bhide, VU2JAU / AT150ITU, como estação chave de rede e outras estações ativas a partir da Índia. A rede tem sido um meio na tentativa de organizar a logística das informações. O site DX.COM tem relatado atividades também nas frequências de 7.100, 18.160 e 21.360 mhz.
Funcionando apenas com 25watts, ligado á energia solar, Satish Kharel,
9N1AA, foi designado para ser coordenador junto a polícia do Nepal e
partilhar informações com Suresh Upreti, 9N1HA. Ambos estão em
Kathmandu. O radiamador Israelense Amir Bazak, 4X6TT, juntou-se a rede e auxilia a manter a frequência liberada, para o tráfego de emergência.
"Nossas estações estão trabalhando com nenhuma outra" disse Bhide, que é radioamador da Liga de Radioamadores da Índia (ARSI) e coordenador nacional
para comunicação de desastres. Lembrando que o primeiro repetidor do serviço radioamador no Nepal, foi instituído em 2012 pela Sociedade Nacional para Tecnologia de Terremoto (NSET) e pelo menos uma dúzia de radioamadores foram citados ajudando o poder público na banda de VHF.
O repetidor 9N1KS (434.500 MHz e 145.000MHz ) fica na sede da NSET construindo na periferia de Katmandu. Em um exercício realizado em 2012, indicou uma boa cobertura na região de Kathmandu.
A ONG "CAN" (Computer Association of Nepal) – presta assistência
técnica e financeira para o repetidor e cedeu diversos forneceu equipa-
mentos para usá-lo. O repetidor contém uma fonte de energia reserva independente da energia elétrica local com autonomia de dias de uso. A ONG "Humanity Road" está ajudando a manter atualizados os danos, bem como as necessidades imediatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário